Pular para o conteúdo principal

O que une “Intervenção militar já” e “Lula livre” – 30/07/2018

O que une “Intervenção militar já” e “Lula livre” – 30/07/2018
Prof.Thiago Morais
Prof.thiagomorais@gmail.com


Essa afirmação é pautada em uma análise minuciosa tendo como fonte um vídeo publicado no “Canal do Conservador” com o título: “Cadê o povo? Nós precisamos do povo nas ruas!”. Já a segunda palavra de ordem é “Lula livre” que vem acompanhada de “Lula ou nada!”, “Eleição sem Lula é fraude”, “É golpe!” e “Só a mobilização popular tira o Lula da cadeia”. Sustentam uns que esse é o debate entre Direita x Esquerda, será? Um erro básico de avaliação é caracterizar agrupamentos com pautas específicas como hegemônica- preponderância de alguma coisa sobre outra-, dentro de ambos os espectros políticos. Em síntese: “Intervenção militar já!” é o que une a Direita - aquilo que expressaria a unidade na ação, “Lula Livre!” é o que une a Esquerda. Ter-se-ia neste ambiente a polarização inequívoca de duas bandeiras com objetivos distintos, bastaria escolher o lado. E o pressuposto é “Mobilizar pessoas para atingir determinado fim” e para atingir determinados intentos os meios não seriam levados em consideração. Ambas as intenções recriam supostas realidades, produzindo versões e apelando para certa autoridade garantidora de soluções previamente descritas em avaliações conjuntas equacionadas e que possuem a resposta final legitimadora para determinadas ações. E porque o “povo não vai para rua”?Existem contingentes formas de contestar essa interrogação, contudo, é a de ponderação corriqueira que ajeita uma resposta satisfatória: o povo não vai para rua, uma vez que esses ajuntamentos não satisfazerem o sentimento irrefletido – que foi ingrediente da crise brasileira- dos complexos espectros ideológicos: Direita e Esquerda.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fFhHoN-Kgjw



Comentários

  1. Minha apresentação: Professor de Ciencias do Colégio Pedro II(RJ),Filiado ao PDT desde 1990,chamado de fascista e de direita pelos meus pares da "esquerda" ,por defender o Ciro e criticar o PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Vivemos em um momento histórico singular para as Forças Populares.

      Excluir
    2. Forças populares politizadas e polarizadas que não acham respaldo na maioria da população.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A atriz Cláudia Abreu e o apresentador Serginho Groisman detonam Bolsonaro

Caetano Veloso entrevista: Ciro Gomes

18/04/2018- SENADORES VISITAM LULA NA CARCERAGEM DA PF EM CURITIBA

Primeira visita dos Senadores na carceragem da PF na capital paranaense, segundo os mesmos Lula esta bem, entretanto, preocupando com a situação política em que o país foi jogado.